Darrell Kastin
Há semanas, através do Facebook, recebi um pedido deste senhor, ilustre escritor, musico e compositor, até então para mim desconhecido. Pedia-me que, por ter encontrado na internet um artigo meu falando de Dª. Josefina do Canto e Castro, sua avó, tencionava em breve visitar S. Roque do Pico e contactar com pessoas que com ela tivessem privado. Acedi logo e cedilhe os meus contatos pessoais.
Entretanto comecei a investigar e deparei-me com notas diversas, designadamente como autor dum livro que seria (e será) lançado nas próximas Sanjoaninas terceirenses deste ano – The Conjurer & other Azorean Tales… e sobre esta obra remeto-vos para o que vem referido no seu “sitio“ http://www.darrellkastin.com/ “O mágico e outros contos açorianos" – (Publicado em dezembro 2012 por Tagus Imprensa e distribuído pela UPNE , University Press of New England).
"O mágico e outros contos açorianos"
Acrescento algumas notas da sua Biografia: “Darrell Kastin é um escritor americano, nascido em Los Angeles, Califórnia, em 1957. Antepassados de seu pai vieram de Belarus, no início do século 20. Sua mãe nasceu nos Açores, em Portugal (Maria Josefina) e é filha de poetas açorianos e jornalistas, Francisco e Josefina do Canto e Castro, que deixou as ilhas no final da II Guerra Mundial. A família tem raízes nas ilhas da Terceira, Faial, Pico, S. Jorge e Corvo. Kastin também passou algum tempo na ilha de Santa Maria, terra natal de sua esposa. É romancista, contista, poeta, músico e compositor, exclusivamente dedicado à sua arte, e muito influenciada pela música açoriana e portuguesa, história e cultura. Em Portugal, tem um trabalho na revista NEO e Oficina de Poesia. Seu primeiro romance, A Ilha Desconhecida, foi publicado em 2009 pela Tagus Press.
|
Atualmente fora de catálogo, ganhou o Prémio de Prata Publishers IPPY 2010 Independente de Ficção Multicultural. Sua coleção de contos, inspirado nos mitos e nas pessoas das ilhas - O mágico e outros contos açorianos , foi lançado em dezembro de 2012. Como músico e compositor, em 2007, lançou um CD de originais canções folk-rock intitulado "Lullabies para os pecadores", em 2011, o CD "Mar Português / Mar Português", onde Kastin define a poesia de Fernando Pessoa e Florbela Espanca, em música. O trabalho apresenta vocais de sua filha Shawna Lenore e maestro Pedro Barroso, um dos melhores compositores e cantores de Portugal, que também o produziu. O CD foi gravado em Lisboa, com alguns dos melhores músicos de Portugal, e Kastin na guitarra, piano, e alguns vocais de fundo. Darrell Kastin é um escritor autodidata e independente que viveu e estudou em muitos estados. (…) Atualmente mora em Sacramento, trabalhando em vários projetos, (…) e dois novos romances: uma sequela para o seu primeiro romance intitulado Um Conto das noites açorianas e um romance histórico Inês de Castro: a rainha após a morte. (fim de citação)
|
Pintura do avô Francisco C. e Castro
Na última noite de Maio, encontrámo-nos em ameno serão, degustámos gastronomia típica do Pico e revivemos lembranças dele (esteve cá em 1987 em casa de Dª Josefina): “os banhos” na Piscina das Poças e as idas com a avó à Matriz, além de outras; falámos das homenagens que a avó recebeu, antes de partir em 1991 definitivamente para a Califórnia, onde, já centenária, veio a falecer em 2005; falámos do Sr. P. José Idalmiro; mostrámos o que sobre D. Josefina vem plasmado no livro: Sinfonia dos 120 anos da União Artista, da autoria do P. Idalmiro e que ele desconhecia, apesar de já ter visitado outras instituições locais. É que as minhas filhas e tantas outras meninas e meninos, desses anos, tiveram o privilégio de aprenderem os primeiros acordes musicais e as primeiras palavras em inglês, em casa de Dª Josefina (na então Rua da Igreja, hoje P. Domingos Ferreira) o que muitos não esquecem, como o ilustre compositor e Maestro, o Prof. Antero Ávila e a Prof. Maria de Jesus Machado que visitou e onde encontrou devidamente acarinhado o piano que sua avó lhe havia doado.
|
Elizabet e Darrell Kastin, na casa onde viveu a D. Jusefina
Enfim falámos e trocámos impressões várias, sempre dentro da temática cultura açoriana e vivências dos ilhéus – cá e lá nas terras de emigração.
Acrescento que Darrell Kastin teve como anfitrião em S. Miguel o nosso conterrâneo e escritor Prof. Urbano Bettencourt, de quem é amigo.
Ao amigo Darrell e esposa Elis Figueiredo Kastin, votos de muitas prosperidades pessoais e profissionais e o meu profundo agradecimento pelo maravilhoso “serão” que disfrutámos.
Darrell Kastin em S. Roque
Voltar para Crónicas e Artigos |